Um papo sobre marca x logotipo

logo-vs-brand-punchstudio

Branding, um conceito que permeia importantes ferramentas e que causam algumas dúvidas, principalmente no que diz respeito a marca e ao seu logotipo.

Reunimos algumas explicações que podem te ajudar nessa espreitada tão importante, veja abaixo.

Começando pelo logotipo, você sabe o que realmente significa? Em grego, “logos” = conceito, “typos” = símbolo ou figura. Sendo assim, o próprio nome já se auto explica, um símbolo representando um conceito. As marcas traduzem seu conceito através dos logotipos, dão a forma visual da empresa, a “carinha” que o público mais verá. É considerado o elemento principal da identidade visual da empresa, é através dele que a empresa será reconhecida e identificada em qualquer lugar.

Tipografia + cores

Um logotipo é composto por um símbolo e, ou por uma tipografia. É o resultado da identidade visual da marca, podendo ser definido como a imagem da marca. Atenção! A imagem da marca é diferente do conceito da marca.

Aos poucos vamos conseguindo entender melhor o universo complexo que envolve o branding. A marca é representada graficamente falando por um logotipo, e também toda a sua composição de identidade visual, que diz respeito a tipografia, as cores e emoções dessa marca. Ou seja, ao todo podemos conceituar uma marca como a conexão entre seu logotipo, o posicionamento da empresa, seu DNA e propósito e o seu público alvo.

Uma marca bem feita é aquela que possuí um propósito e conceito bem definidos, alinhados a um excelente design, que irá dizer muito sobre a forma como ela será vista.

Um logotipo é um conjunto de técnicas que serão aplicadas somente após um longo estudo e definição das diretrizes e do posicionamento que essa marca terá. Antes de criar qualquer parte visual da marca é necessário que o seu DNA e principalmente o seu público estejam muito bem definidos, uma coisa complementa a outra. Isso é branding!!

Para que um processo de identidade dê certo, é necessário antes de tudo criar uma conexão do público-alvo com a marca. E como fazemos isso? Contando uma boa história. Qual a história que a sua marca tem a contar e como o seu público pode se relacionar com isso? Esse é o grande desafio das marcas atualmente. Não basta apenas criar um logotipo e definir um posicionamento, existe um storytelling por trás, um DNA e um grande design que será levado para o público definido como alvo dessa marca.

 

Vamos falar?

Estamos sempre conectados e prontos para falar.
Chama a gente!

Entre em contato
EnglishPortuguês