O que é branding e como ele pode ajudar sua empresa

branding-para-negocios

O branding — ou gestão de marca — é um processo de criação de marca que visa o seu reconhecimento, posicionamento no mercado e relacionamento com os clientes. Passa pela construção da identidade visual da empresa, criação de logotipo, criação de marca e toda a composição de imagens e ideias que a representam. 

No entanto, vai um pouco além disso — o branding ajuda a identificar os pontos fortes da sua empresa que possam contribuir com a percepção e a lembrança dos clientes. Passa pela construção da missão, valores e visão, comunicação interna, linguagem e estratégias de marketing.

O branding parte do entendimento do seu público alvo, afinal é quem você quer atingir. Ele ajuda a destacar a sua marca dos seus concorrentes e mostrar às pessoas porque devem escolher a sua empresa e não outra. 

Sua marca deve ser construída para ser uma verdadeira representação da sua empresa e da forma como ela deseja ser reconhecida.

Por que o branding é importante?

A criação de marca envolve muitas áreas de uma empresa: criação de logotipo, marketing, atendimento ao cliente, entre outras. Todos esses elementos trabalham juntos para criar uma identidade visual única.

O branding pode ajudar a sua empresa, pois ele muda a forma como as pessoas percebem a sua marca, ajuda a atrair novos clientes e a aumentar o reconhecimento da marca.

Como o branding pode ajudar a sua empresa?

Reconhecimento da marca

A criação de logotipo é um dos primeiros passos do branding, visto que ele será a cara da sua empresa, ou seja, como ela será reconhecida pelos consumidores. A criação de logotipo deve ser feita por um profissional, pois deve ter um design memorável que cause um impacto visual e que cumpra a sua função de reconhecimento da marca. 

Atrair novos clientes

Por trás de uma marca forte está um bom relacionamento com clientes e uma impressão positiva da empresa pelos consumidores. Conquistar novos clientes depende dessa familiaridade e confiabilidade em sua marca. Assim que ela estiver bem estabelecida, as pessoas a divulgam porque confiam e indicam, ajudando você a atrair novos clientes.

Posicionamento de mercado

O branding ajuda a sua empresa a construir uma relação de confiança com os consumidores e clientes em potencial. Uma marca sólida e que transmite autoridade faz com que o seu público escolha você e não o seu concorrente.

Suporte para as ações de marketing

O marketing e o branding caminham juntos. Técnicas como pesquisa de mercado ou ações promocionais fazem parte das estratégias de marketing para vender e divulgar o seu produto ou serviço.

Aliar o marketing a outras ferramentas possibilita o branding e a integração que sua marca precisa. Ou seja, a identidade visual das empresas (logotipo, marca) — desenvolvida no branding — deve ser transmitidas de forma adequada para o seu público.

O branding é responsável pelo reconhecimento da marca, mas também por levar esses elementos aos consumidores. As análises das percepções deles em relação a sua marca, assim como das experiências que lhes proporciona, são a base para as suas ações de marketing.

 

Vamos falar?

Estamos sempre conectados e prontos para falar.
Chama a gente!

Entre em contato
EnglishPortuguês