Manual de marca e sua importância

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A importância do manual de marca, ou brand book, consiste em manter uma mesma identidade visual, e assim padronizar as aplicações corretas da marca nos pontos de contato com o seu público. 

Isso porque no momento em que aplicamos a nossa marca em diversas frentes do nosso negócio, todas elas precisam estar alinhadas e com a mesma identidade. E é neste momento que o manual de marca vai ajudar o time de design. 

Tem manual de marca que traz informações mais abrangentes e outras mais simples. Isso depende diretamente do tamanho da empresa, mas o objetivo mesmo é facilitar a propagação correta da identidade visual da marca.

Por isso, preparamos essa pauta com informações importantes para que você entenda a importância de um manual de marca. 

Porque é tão importante ter um manual de marca? 

Para que a sua empresa comece a agregar valor aos produtos e serviços oferecidos, é importante facilitar o reconhecimento da marca para que a identificação aconteça de forma mais rápida. 

Portanto, entendemos que esse conjunto de diretrizes expostas no brand book vai economizar tempo. Além de gastos com materiais que tenham erros ou ações mal elaboradas. Pois no momento da criação ele auxilia que o time de design tenha acesso às informações necessárias para produzir o material desejado. 

Isso porque, assim que o cliente passa a identificar a sua marca onde estiver, ele sentirá segurança ao comprar com você.

Vale lembrar que não importa o porte do seu empreendimento, ter um manual de marca é importantíssimo para que seus colaboradores e designers estejam no caminho da utilização correta da sua imagem.

O que deve ter no manual de marca? 

Como falamos, dentro do manual de marca você poderá encontrar todos os direcionamentos necessários sobre sua empresa. 

Isto é, quando uma equipe de design receber o manual da sua marca terão informações suficientes para que não ocorra erros na identidade dos materiais. Confira:

– Quem somos 

– Estético da marca

Tom de voz

– Público alvo 

– Personas 

– Prisma de marca

– Paleta de cores

– Fontes

– Elementos gráficos 

Logotipo 

– Área de proteção do logotipo

– Aplicações do logotipo sobre fundos 

– Usos incorretos do logotipo 

– Dimensões mínimas

– Aplicações da marca

Embora pareça coisas desnecessária, isso é o básico para que a sua marca não transmita mais de uma identidade em suas comunicações.

Agora que você entendeu um pouco sobre a importância do manual de marca, entre em contato com o nosso time e se posicione no mercado de forma correta. 

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