Landing page e design: A arte de converter

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Todo mundo já deve ter parado em algum landing page, e isso porque elas servem como uma estratégia de Inbound Marketing para capturar usuários em troca de algum benefício. Por exemplo, cursos, e-books, aulas fechadas e acesso a promoções. 

Mas o que poucos imaginam é que um dos fatores que implicam diretamente no desempenho de um landing page é o design.

Design para landing page vai muito além do que você acha bonito visualmente, isso porque cada escolha no desenvolvimento da sua página precisa ter conexão com o seu objetivo. Vamos entender um pouco mais?

Ter um design atrativo e prático, que melhore a experiência do usuário, pode aumentar significativamente suas conversões. Através dele podem transformar usuários em leads, e leads em clientes. 

O que não pode faltar na landing page

Planejamento

Assim como em tudo na vida, o planejamento para a criação de uma landing page precisa existir. Então acredite, além de um bom design você precisa ter resposta para algumas questões, e elas são:

  • Qual o objetivo da minha campanha? Vender um produto ou serviço, atingir novas pessoas através de promoção?
  • Quem são as pessoas que irão chegar até a landing page? Tenha sua persona definida;
  • Qual será o CTA (Call To Action) que mais usarei? 
  • O que acontecerá depois que o usuário se cadastrar? Receberá um e-mail, ou será encaminhado para uma página de finalização?

Se você tem essas respostas, então está pronto para continuar.

Escolha um layout que case com a sua identidade 

Hoje em dia existem duas opções, os modelos já prontos, no qual te traz mais praticidade, porém provavelmente você encontrará um custo mensal fixo. Ou a possibilidade de criar do 0 uma página com a ajuda de um designer e desenvolvedor.

Com profissionais ao seu lado é possível deixar mais personalizada sua página, como também definir do começo ao fim como será a página. Se você quer colocar vídeo, testemunhos, os lugares do CTAs, enfim, as possibilidades são enormes.

Existem sistemas de automações para a criação de uma landing page, onde você tem uma certa liberdade de escolher um layout que mais faça sentido com o seu objetivo e sua identidade.

Por aqui já conhecemos o Rd Station, Mautic e também o Mailerlite. Eles tem opções de layout bem interessantes, e no momento da escolha é preciso lembrar da praticidade para o usuário e também do quanto é importante ser atrativo. 

Formate a landing page para SEO 

O SEO vai auxiliar que a sua landing page apareça nos resultados de pesquisa dos principais buscadores. Por isso, trabalhe as etapas básicas do SEO: 

  • Estabeleça uma palavra-chave que esteja relacionada ao conteúdo da sua página. 
  • Aplique sua palavra-chave, ou suas variações, ao longo da página
  • Utiliza a palavra chave no título, e também na url. 
  • Otimize a meta descrição com a palavra-chave
  • Nomeie as imagens da página com a palavra-chave 
  • Organize o seu conteúdo com a hierarquia de tags H1,H2,H3

Formulário curto

Quanto menos informações você pedir, mais alta a taxa de conversão. 

Isso porque, ao chegarem até o formulário e notarem que você pede mais 10 informações pessoais, eles vão desistir. Você já deve ter passado por isso. 

Principalmente quando o relacionamento com esse usuário ainda é recente e ele não tem total confiança para passar as 10 informações pessoais. Ou seja, o formulário deve ser simples e fácil para que as pessoas se inscrevam.

Uso das cores na landing page

Que as cores têm grandes influências sobre as nossas emoções, você já sabe. Por isso elas são tão importantes no momento de realçar informações da página, sessões que você quer que sejam vistas. 

Mas onde usá-las? Os títulos, formulário e o CTA são etapas que o usuário precisa passar, por isso que as cores contrastantes são recomendadas. Por isso, capriche no design dessas áreas. 

É indicado que no desenvolvimento da sua página você escolha apenas 3 cores, não exagere para que o usuário não se canse.

Imagens e vídeos

As imagens ou vídeos da sua landing page devem estar alinhadas com o seu texto. Ou seja, se o objetivo da sua campanha é abrir vagas para um curso, a imagem pode ser de uma pessoa dando aula. 

Vale tomar cuidado com a qualidade das imagens selecionadas, e se puder use fotografias da sua empresa e ilustrações que tenham conexão com o seu branding. Isso será um grande diferencial para os usuários. 

Títulos e subtítulos diretos

Tão importante quanto o conteúdo são os títulos e subtítulos da sua landing page. 

Isso porque ele é o responsável pela permanência ou desistência do usuário na sua página. Por isso, a escolha deles precisa ter total sentido com o que você vai abordar. 

Salvo a importância de que além de ter sentido, os títulos e subtítulos precisam ser diretos para prender a atenção do lead, fazendo com que ele continue navegando e realizando a conversão. 

Aqui não é hora de encher linguiça. Se o lead chegou até sua página através de um anúncio que fale do seu e-book grátis, não deixe que ele tenha dúvida disso quando chegar na landing page. Mantenha a sua comunicação: E-BOOK GRÁTIS!

Tenha um bom copy

O título da sua landing page precisa ser conciso e objetivo. Transmitindo em poucas palavras, a mensagem que você quer passar e manter o usuário na sua página. Não descarte as regras básicas de SEO.

É importante ter um subtítulo como apoio para o título, e assim trazer mais força para o que você deseja induzir. 

Uma dica que sempre está no dia a dia da equipe, são as técnicas de copywriting. E uma delas é usar verbos no imperativo, como por exemplo: Faça você, consiga , compre. 

Sem esquecer do senso de urgência ou escassez que são técnicas infalíveis. Exemplo: É só hoje, temos poucas vagas, você não pode ficar de fora. 

Convença o usuário de que o seu serviço vai ajudá-lo a resolver um de seus problemas. 

CTA’s

O último mas não menos importante, são os famosos CTA ‘S. 

O objetivo dele é fazer com que as pessoas realizem alguma ação, ou seja, a conversão. É importante que cada CTA tenha um objetivo.

Por exemplo, no momento em que ele for baixar um e-book gratuito, evite que o CTA seja: Enviar formulário, aposte em: Tenha o seu e-book!, Eu quero o meu e-book. 

Além de que, o Call To Action deve ser a área da página com maior destaque, uma vez que é a última etapa para o usuário se tornar um lead. 

Evidenciar benefícios da oferta

O conteúdo da landing page é muito importante, principalmente, para descrever e evidenciar os benefícios do programa, da oferta que você está oferecendo ao usuário. 

Os potenciais leads precisam entender, através do seu conteúdo, que os produtos oferecidos na sua página podem sanar algum problema que eles tenham. 

Por isso, apresente os benefícios de uma forma clara e objetiva, para que a conversão aconteça. 

Para finalizar, é muito importante acompanhar o desempenho da sua página. Pode ser que seja necessário aplicar alterações e melhorias no meio do caminho para melhorar as conversões. Então, sempre fique atento!

 

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