Consistência de marca: O que é, e por que ter?

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Ter consistência de marca tem uma grande importância dentro da empresa, pois através disso é que as marcas conseguem entregar elementos e mensagens de forma padronizada e que se conectem com a marca. 

Dentro deste assunto é preciso que todos os pontos essenciais da marca, mais conhecido como o branding (gestão da marca), estejam alinhados e com uma identidade clara. Essa consistência vai impulsionar o reconhecimento da marca.

Por que ter uma consistência de marca? 

As pessoas estão mais propensas a comprar de uma marca que elas conhecem, e elas só passam a conhecer de fato quando existe uma consistência das ações da sua marca.  E a consistência de marca atrelado com um bom trabalho de branding, traz resultados incríveis para a empresa a longo prazo. Confira: 

Humanizar a marca

– Lealdade com os clientes

– Emoções positivas

– Impulsionar com mais autoridade

Embora pareça que todas as estratégias chegam no mesmo resultado, cada etapa dessa construção deve ser seguida e respeitada em seu tempo. É preciso ter paciência e tempo, pois esse é um tipo de trabalho que não acontece da noite pro dia.

Como construir uma marca consistente? 

Um trabalho de marca consistente se baseia nos esforços estratégicos que ajudam a dar destaque na sua empresa. Entenda quais são as bases necessárias para chegar no resultado.

Entender o significado da marca

Antes de tudo, é preciso entender qual a proposta da sua marca e os valores que ela traz para os consumidores desde o momento de sua criação. O real significado dela existir, a mudança que você quer promover com o seu negócio no mercado. Portanto, coloque isso como um ponto de partida. 

Definir diretrizes 

Quando falamos em consistência de marca é importante que toda a sua comunicação tenha sentido com o propósito da sua empresa. Por isso, estabelecer algumas diretrizes podem facilitar o caminho até seu objetivo final.

As diretrizes são basicamente uma forma de se organizar e planejar suas ações, para então ter uma consistência de marca. Conhecido também como 5W2H.

Atender a expectativa 

Quando você trabalha toda sua comunicação com a estratégia de branding é muito possível que o consumidor almeja que a sua marca atenda suas expectativas. 

Por exemplo, se em algum momento a Coca Cola deixar de falar sobre felicidade compartilhada, o público vai estranhar a abordagem. Isso porque muitos já entenderam o que é que a marca se compromete em transmitir. 

Tenha um discurso condizente

Asim como todo o posicionamento, ter uma personalidade também fará com que a sua marca tenha mais consistência. Para que essa personalidade seja estabelecida é possível fazer a criação do persona da sua marca, e assim ter um posicionamento único.

E isso deve acontecer em todos os materiais de comunicação, tanto online como no offline também. Um grande exemplo é a Netflix, que trabalha uma comunicação jovem, divertida e sempre engajada. Confira:

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Assim acontece também com a Nubank. Confira:

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Conclusão 

Uma marca consistente consiste em manter sua comunicação e ações alinhadas aos valores e a identidade da marca. 

Essa estratégia a longo prazo fará com que os consumidores tenham o alto reconhecimento e mais afinidade pela marca. 

Não deixe de alinhar os valores, missão, tom de voz, objetivos para que a sua consistência de marca esteja sempre reafirmando o mesmo significado de marca. 

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