Como fazer a criação da sua marca?

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Entenda a importação da criação de marca e como criar a sua.

A marca, ou branding (em inglês), é um dos aspectos mais importantes, se não o mais importante, de qualquer negócio. Afinal, é através da criação da marca que tudo começa. Criar uma marca não é um trabalho fácil, e exige diversas estratégias e técnicas para obter o melhor resultado, e não ser mais uma marca no mercado com o risco de ser irrelevante e não trazer o retorno esperado para o business.

O mercado está se tornando cada vez mais competitivo, e muitas marcas estão lutando para sobreviver. A criação de uma marca sólida para se tornar relevante diante desse cenário vai muito além do que a criação do seu logotipo. É necessário se aprofundar no universo da marca, para garantir que ela consiga a devida atenção do seu público-alvo, principalmente diante de tantos concorrentes.

É preciso assegurar que a sua marca tenha uma linguagem adequada e uma identidade visual coerente ao que você quer atingir. Nesse artigo vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a criação de uma marca sólida.

Criação da marca x Business

Você já parou para pensar o quanto a sua marca afeta no seu negócio? A criação da sua marca deve ser totalmente baseada nas necessidades e demandas do público que você deseja atingir, afinal são eles que se relacionaram com a marca, seja comprando um produto ou serviço ou consumindo algum tipo de conteúdo.

Toda a essência do seu business começa na criação da marca. Seja o seu logotipo, tipografia, cores, entre outros elementos necessários para que uma marca ganhe vida. É preciso analisar o seu negócio entendendo a aonde você quer chegar com a marca, e como as pessoas vão perceber você.

Afinal, como criar uma marca?

A criação de uma marca é uma jornada longa e extremamente interessante. É através dessa jornada que você definir as principais diretrizes que caminharam com a marca e o business. Tudo começa com um bom planejamento estratégico. Nós da Punch, criamos uma metodologia que leva a algo muito mais assertivo, levando em conta todo um estudo inicial.

Comece se perguntando algumas questões bem importantes:

  • Qual é a missão da sua empresa?
  • Qual o propósito que você levará para as pessoas?
  • Quais são os grandes diferenciais da sua marca? (Não vale qualidade rs)
  • Qual o público-alvo da sua marca?
  • Em quais pontos de comunicação você estará presente?

Esse momento inicial de estudo e pesquisa é fundamental para a estruturação da marca, tanto quanto ver a viabilidade das suas ideias. Quais as necessidades, os hábitos e desejos de seus potenciais clientes? Saia do achismo e vá para a certeza, porque o que você acha que eles pensam não necessariamente é verdade. É o momento onde são estatísticas reais que realmente importam.

Criar uma marca estruturada desde o início faz uma grande diferença se você quiser permanecer no mercado por muitos anos. Investir no planejamento estratégico e no design são fundamentais para o sucesso do seu negócio. Aproveite a experiência de quem entende sobre o assunto, e torne o seu sonho realidade.

Já pensou em como você irá se comunicar com o seu público?

Depois dos estudos e análises é necessário colocar em prática o que você concluiu (mãos a obra). Abaixo listamos algumas dicas de como se organizar e dar o primeiro passo:

  1. Definição do nome da sua marca, é importante que seja um nome diferente. Ele pode ser um nome abstrato, buscando uma diferenciação. O nome pode sugerir algum aspecto intrínseco na marca ou descrever a característica que permeia a marca.
  2. Definição do logotipo e símbolos que iram compor a identidade visual da marca. É uma etapa crucial para o seu negócio.
  3. Qual o tom de voz que a sua marca terá? Aqui é o momento de estruturar a forma como a sua marca se comunicará com o público-alvo, sempre de acordo com o seu propósito e conceito.
  4. Desenvolva um slogan e storytelling para a sua marca. Qual a história que sua marca vai contar para o público? Escreva uma declaração significativa para que os consumidores entendam a essência da sua marca.
  5. Estabeleça padrões de acordo com a identidade visual da marca, para que todos os pontos de contato estejam conversando, tipografia, logo, tom de voz, elementos visuais etc.
  6. Cumpra com tudo o que você está dizendo e contando. Os clientes não retornarão se você não for fiel a sua marca.

Embora não seja uma tarefa fácil, a criação de uma marca envolve processos cruciais para o desenvolvimento do negócio e principalmente para atingir os resultados esperados.

Fala com a Punch, a nossa paixão está em dar vida a ideias e estruturar novas marcas de sucesso!

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