Como aplicar o conceito na sua marca

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O branding vai muito além do que a identidade visual ou logotipo de uma marca, como já falamos em outras matérias por aqui. Precisamos definir muito bem o conceito que permeará o universo dessa marca. E como fazemos isso? Como aplicar esse conceito e tornar a marca mais relevante? Esse é um dos desafios para as marcas.

Definindo um conceito levamos personalidade para a marca, forma e posicionamento. Ou seja, branding propriamente dito. Isso vale para todos os pontos de contato da marca com o seu público-alvo, como as peças gráficas, discursos, identidade visual, ações de marketing, redes sociais, etc.

Para colocar de fato o branding em prática, é necessário deixar muito clara qual o conceito e posicionamento da sua empresa. O design e a identidade visual da marca traduziram esse conceito e o levaram de forma visual para o seu público. O Starbucks, por exemplo, que é considerada uma das marcas de café mais populares do mundo. A franquia vende não apenas um bom café, mas também toda uma experiência para o cliente, com um espaço onde ele possa ficar, trabalhar, se reunir com amigos. Isso traduz o seu conceito, em ser não apenas uma cafeteria mas sim um espaço de conveniência e aconchego para seu público alvo.

É muito importante que a sua marca tenha um conceito bem definido!!

O conceito precisa também estar atrelado com a experiência que o seu cliente terá com a sua marca. É importante pensar em todos os elementos que compõem o seu branding e pontos de contato da marca. Para isso existem designers e profissionais de comunicação que te ajudaram a sustentar o brand equality, que é tudo aquilo que vai atribuir valor e força para a sua marca.

Assim como o conceito e a experiência, o atendimento e cuidado com o cliente fazem parte do branding, afinal ele tem que estar totalmente ligado ao propósito e a história que você está contando sobre a sua marca. Imagine uma situação delicada, que o cliente reclamou sobre o seu produto ou serviço, e você precisa por exemplo dar um voucher de desconto para a próxima compra ou até mesmo dar um novo produto. Esses tipos de ações são estratégias de branding, e deve estar diretamente alinhada com tudo o que estamos falando aqui.

Nunca se esqueça de promover um relacionamento com o seu cliente, integrando todos os pontos definidos do seu branding, alinhados com um bom design e identidade visual, proporcionando a melhor experiência que o seu cliente pode ter.

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