A importância da tipografia para a construção das marcas

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Já ouviu falar sobre tipografia de marca? Você sabe a importância que ela tem para o branding? Vem conferir esse artigo que ele pode te ajudar muito.

A tipografia é “a arte e o processo de criação na composição e impressão de um texto, física ou digitalmente”. São técnicas para deixar o texto atraente, intrigante e legível, assegurando que a mensagem seja transmitida da melhor forma. Essa composição conta com o layout, espaçamento, tamanhos, hierarquia e cor. São técnicas essenciais para o design da marca.

É através da tipografia que a marca estará presente nos lugares, levando a identidade visual da marca para a mente dos consumidores. Tudo que envolve texto tem algum grau de tipografia envolvido. Seja um site, o logotipo, as redes sociais, uma fachada. Tudo é tipográfico!

É necessária que a tipografia da marca seja muito bem criada e elaborada, pois, ela representa uma parcela extremamente significante da identidade visual e do design da marca. É através dela que a marca transmite o significado e reconhecimento, sempre elevando a experiência do seu público-alvo.

A experiência provocada pela tipografia

Dentro todos os pontos de contato da marca, uma das formas que as pessoas mais experimentam a marca é através das palavras. Ainda mais na atualidade onde tudo é conteúdo. Lendo um texto nas redes sociais da marca, ou no blog, tudo é experiência.

O usuário pode ter uma experiência positiva com o uso correto da tipografia, por exemplo compondo um texto harmônico e de fácil compreensão, utilizando a linguagem certa para o seu público-alvo e um layout coerente. Ou, a experiência pode ser totalmente negativa, com o uso de uma fonte pequena e ilegível, tornando um texto cansativo ou repetitivo. Para o fortalecimento de uma marca, causar boas experiências para os clientes é essencial.

O significado das tipografias

Por meio da tipografia comunicamos os valores e todo o propósito da marca. Assim como a definição das cores na criação da marca é fundamental, a escolha da tipografia certa é quem ajudará a compor todo o storytelling da marca. Cada fonte tem um significado e é capaz de criar sensações diferentes.

Existem milhares de tipos de fontes diferentes, e elas não existem atoa. Olhando de fora parece um simples detalhe, e muitas vezes esquecemos a importância que cada fonte representa. Assim como sensações distintas, elas despertam também efeitos diferentes nos textos. As sem serifa, por exemplo, são mais fáceis de ler, levando um aspecto de simplicidade e limpeza ao texto. Em contrapartida, as com serifa são consideradas mais conservadoras e indicadas para conteúdos mais extensos.

O reconhecimento da marca através da tipografia

A tipografia influencia a maneira como o consumidor percebe a sua marca e como ele lembrará de você, como já mencionado acima.

Vamos a alguns exemplos práticos de grandes marcas consolidadas no mercado, como a Coca-Cola, Google, Disney etc. A maioria das pessoas, falando da população mundial, reconhece as fontes dessa marca instantaneamente e na hora associam com a identidade visual e todo o contexto que a marca se encontra. Muitas vezes apenas uma letra, como o C da Coca-Cola já é reconhecido pelas pessoas e elas já sabem de qual marca se trata.

Empresas como Netflix, Airbnb e Apple desenvolveram sua própria fonte, tornando a parte mais importante da sua identidade, sendo o seu logotipo uma fonte, ou seja, o símbolo principal da marca.

Antes de definir qualquer tipografia para a sua marca, análise e pesquisa todos os tipos de fontes existentes e busque marcas que são referências e inspirações para a sua empresa. Entenda qual a mensagem e propósito você quer levar para o seu público-alvo, e qual a experiência que eles terão.

Alguns exercícios como esse te ajudaram a chegar na fonte ideal e na composição tipográfica perfeita. Lembre-se, a tipografia é essencial para o design e identidade da sua marca. Precisando de ajuda fala com a gente!!

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