A importância da paleta de cores na sua marca

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A importância da paleta de cores na sua marca está ligada diretamente em produzir uma identidade visual forte e coerente para o mercado.

Isso porque a escolha das cores não é mais uma questão de gosto pessoal, mas sim de branding estratégico. As cores têm um poder muito forte na comunicação, principalmente quando queremos criar vínculos, transmitir valores e ideias. 

Ou seja, no momento de definir a paleta de cores é preciso saber qual o sentimento que sua marca vai transmitir. Até mesmo porque a grande maioria dos consumidores avaliam as cores de um produto no ato da compra, por mais inconsciente que seja, isso é avaliado.

Por isso, vamos compartilhar os sentimentos e sensações que as cores transmitem em uma marca.

Psicologia das cores

Como falamos anteriormente, cada cor tem um poder muito forte na comunicação da sua marca. Por isso, saiba qual sentimento você quer transmitir ao consumidor, vamos lá: 

Amarelo

Quando falamos na cor amarela queremos transmitir o sentimento de otimismo, esperança, acolhimento e muita energia. Um exemplo de marca, é o Mc Donald’s.

Azul

O tom de azul é mais frio, e transmite segurança, confiança, sucesso e produtividade. Uma das marcas que mais se associam com esses sentimentos é o Walmart. 

Laranja

Se você deseja transmitir sentimentos ligados ao prazer, recompensa, alegria e energia. Laranja é a cor ideal, você já pensou em uma marca laranja? Por aqui, lembramos do Gatorade.

Roxo

Assim como nós da Punch, escolhemos o roxo para transmitir harmonia, criatividade , imaginação e prosperidade através da nossa identidade visual. Uma outra marca que é muito conhecida, é a NuBank. 

Vermelho

Essa é fácil, tenho certeza que você pensou em uma marca que transmite emoção, dinâmica, que apaixona.Você pensou na Coca Cola? 

Verde

Por último, mas não menos importante, o verde traz a sensação de tranquilidade, frescor, bem-estar e harmonia.

Assim como o Spotify, que nos permite ter momentos de tranquilidade, harmônicos e bem-estar com as músicas disponíveis, principalmente se você tem conta premium. 

Assim como cada cor tem seu significado, no momento em que criamos uma paleta de cores estamos tendo consciência de que a marca vai transmitir mais de um sentimento. 

Mas claro, tudo vai depender de como a sua comunicação será feita. Principalmente, ao escolher uma cor como predominante na sua identidade visual. Isso porque além de facilitar o sentimento que quer transmitir, ajuda o consumidor a te identificar mais rápido.

Essas cores que não foram definidas como predominantes, é conhecida como secundária ou terciária. Observe o exemplo: 

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Nota-se que cada imagem transmite um sentimento diferente, por mais que as cores sejam as mesmas, a predominância muda. 

Como saber se a paleta de cor está correta?

Aqui vai um dos questionamentos bem frequentes em nossos briefing. A sua paleta de cores precisa estar ligada ao que a marca vai passar ao consumidor, mas também é preciso entender quem é o seu público. 

Embora pareça fácil, não adianta o meu público ser mais velho e sério, e na marca usarmos cores alegres e jovens. 

Construindo e consolidando

Para encerrarmos e reforçarmos a importância de uma paleta de cores bem definida, vamos entender como a transformação de um logo pode permanecer consistente. 

Assim como o público tem evoluído, é muito provável que sua marca também tenha que melhorar daqui uns anos. Por isso, observe o cuidado que as marcas tiveram em manter a conexão com o consumidor através de suas cores.

A marca Dell Inside, como podemos ver, teve duas alterações ao longo dos anos. Mas o sentimento de segurança e confiança continuou através da cor azul. 

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Já na marca do Playstation, da Sony, é possível notar que sua paleta transmite mais de um sentimento. E mesmo passando por diversas transformações, as cores não foram alteradas. 

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Recado final, nunca subestime o poder de uma boa paleta de cores! 

 

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